quinta-feira, 2 de abril de 2009

Agravamento da crise económica

Queda "dramática" de 42% nas vendas de automóveis
por LEONOR MATIASHoje

Muitas empresas poderão fechar portas, alerta a ACAP, perante o segundo mês consecutivo com quebras da ordem dos 42% nas vendas
O sector automóvel vive dias "dramáticos". Pelo segundo mês consecutivo, as vendas de automóveis caíram 42,1%. Hélder Pedro considera a situação "insustentável", e teme que muitas empresas comecem a fechar portas. Para o secretário-geral da ACAP (Associação Automóvel de Portugal), torna-se "urgente" que o Governo avance com medidas que incentivem as vendas no sector.
A reformulação dos apoios ao abate de carros é uma prioridade, a exemplo do que sucedeu na Alemanha, França e Itália. A ACAP exige o aumento dos apoios para mil e 1250 euros e a redução da idade dos veículos a abranger pelo programa de dez para oito anos.
A ACAP diz que em Março o mercado de ligeiros de passageiros caiu 42,1%, face a igual mês de 2008, com 12 754 veículos vendidos. A queda nos comerciais foi de 38%, com 3229 carros transaccionados, já as vendas dos pesados desceu 51,8%, sendo vendidos 304 veículos. A associação aponta a redução de vendas para o mercado do rent-a-car como uma das causas para a acentuada descida, bem como a "crise de confiança das famílias e das empresas".

Sem comentários: