Têm sido dias e dias de espera, de ansiedade.
Más notícias e boas notícias entrelaçam-se, todos os dias, cada dia.
O sofrimento é permanente.
Uns, tentam trazê-los à vida, outros, aguardam que a vida se lembre deles.
São assim os dias no SMI – Serviço de Medicina Intensiva do HSM-Hospital de Santa Maria.
Um acidente estúpido provocou um coma, uma perfuração intestinal provocou uma septicemia, um AVC muito forte obriga a coma induzido, um acidente de trabalho provoca lesões brutais na coluna, um mergulho na praia paralisa o corpo, um atropelamento por um condutor alcoolizado provoca um traumatismo craniano e múltiplas lesões torácicas.
Os familiares pedem notícias, e esperam por notícias boas, ou definitivas, sem amanhã.
Médicos, Enfermeiras e Enfermeiros, Auxiliares de Acção Médica, Pessoal Administrativo, lidam com as famílias de forma exemplar, humana.
Tentam fazer milagres através da tecnologia e do conhecimento, mas não se esquecem do espírito, da vida para além da dor.
Conheci a Filha Coragem, a Mãe que não desiste, o Pai que já não acredita, os filhos que desistiram, as famílias desavindas, o choro, a indignação, a negação e a dor. Não uma dor qualquer, física, mas a dor profunda que rasga as entranhas.
Têm sido assim os dias do meu Agosto. Têm sido assim os dias de muitas famílias.
Com Esperança e com Coragem!
Que não lhes falte a força!
2 comentários:
Infelizmente conhecemo-nos num momento de muita dor e sofrimento. Os dias têm sido muito difíceis e por vezes vem a desmotivação e a perca da esperança. Nesses momentos alguém nos ajuda e a esperança que tudo vai correr bem regressa e faz-nos acreditar que vamos conseguir aguentar tudo o que por ai vem. Obrigada por todo o apoio que me tens dado.
Sónia Tibério (Princesinha Coragem)
Infelizmente na vida temos momentos de dor e sofrimento, momentos em que aguardamos as boas noticias que parece que nunca mais chegam, momentos que só nos apetece gritar para se lembrarem de nós e nos darem as noticias pelas quais tanto ansiamos e tanto aguardamos. Apesar dos dias dificeis que se passaram e que se seguem concerteza, há que manter a esperança num dia melhor que virá. Por aqui, vai-se continuando sempre às ordens ;)
Um grande beijo
Enviar um comentário